Manifesto Sobre Janeiro Branco

Conclamamos os governos através de políticas públicas, o engajamento da sociedade e de todos que lidam com a infância e adolescência, a participarem do Janeiro Branco.

O mês de janeiro carrega a simbologia do início de todo ano, oportuno para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem Saúde Mental em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor. É um marco temporal estratégico para que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições. Esse é o foco da campanha Janeiro Branco, cuja ABENEPI apoia.

Criada pelo psicólogo mineiro, Leonardo Abrahão, a ABENEPI está engajada em diversas iniciativas como entrevistas para a mídia sobre o assunto, compartilhamento de informações nas redes sociais, conversas informais com as pessoas. A campanha foi pensada, planejada e projetada para a promoção de Saúde Emocional nas vidas de todos os indivíduos que compõe a humanidade, buscando estratégias políticas, sociais e culturais para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido em todos os campos, esferas, dimensões e espaços em que o humano se faz presente. O mundo tem pedido isso e nós, profissionais da Saúde, da Educação e demais cidadãos. Como diz o idealizador Leonardo Abrahão, o Janeiro Branco nasceu por amor à humanidade, senso de responsabilidade social, senso de dever profissional e pura solidariedade humanística.

Incentivamos a todos a aproveitarem este momento para colocar os temas da Saúde Mental em evidência na sociedade, construir, fortalecer e disseminar uma “cultura da Saúde Mental” na humanidade. Promovam e participem de debates, reflexões, palestras, conversas informais, oficinas, caminhadas, ações como distribuição de balões brancos, panfletos, fitas brancas e várias outras formas de intervenções urbanas que propaguem o conceito do Janeiro Branco. Compartilhem nossas mensagens nas redes sociais. Estamos no facebook e instagram.

Disponibilizamos neste link modelos de adesivo, panfleto, faixa, banner, camiseta e outros materiais promocionais que possam ser utilizados. A Campanha Janeiro Branco é gratuita, democrática, horizontal, espontânea, desburocratizada, descentralizada, social, solidária, voluntária, inclusiva, laica, humanista, apartidária, multidisciplinar, transdisciplinar, colaborativa.

Assim procuramos contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma “cultura da Saúde Mental” que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições.

Por um mundo melhor e uma humanidade com mais amor e mais responsabilidade em relação a si mesma e em relação a cada uma das suas partes, vamos juntos em perseguindo o nosso propósito:

“cuidar do que nos faz humanos, desde os primeiros anos porque mentes saudáveis criam um mundo melhor”.

Saiba mais: www.janeirobranco.com.br