Sugestão de Pauta Janeiro Branco

De caráter interdisciplinar e multiprofissional, a ABENEPI – Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins se diferencia pelos diversos saberes complementares reunidos em torno do propósito de cuidar do que nos faz humanos desde os primeiros anos, convictos de que isso é fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Cuidar das crianças para que se desenvolvam bem, com mentes saudáveis, não é cuidar do futuro. É fazer pelo presente. É nosso interesse conversar com as famílias, educadores e profissionais que lidam com a infância, além da sociedade em geral. Por meio da imprensa, é possível levar essa importante mensagem para o mundo: mentes saudáveis constroem um mundo melhor. Os porta-vozes (profissionais da saúde e educação) estão espalhados pelo território nacional. Composta por capítulos estaduais, os integrantes da ABENEPI são capazes de atender a imprensa de forma regionalizada

JANEIRO BRANCO 2020: PRECISAMOS CUIDAR DA SAÚDE MENTAL DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA

O mês de janeiro carrega a simbologia do início de todo ano, oportuno para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem Saúde Mental e Saúde Emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor. Além disso, após um 2019 difícil para a humanidade, o mundo pede e precisa, de informações e cuidados com a saúde mental. É um direito de todos, em nome da prevenção e do combate ao adoecimento emocional da humanidade. Esse é o foco da campanha Janeiro Branco, cuja ABENEPI apoia. Criada pelo psicólogo mineiro, Leonardo Abrahão, a ABENEPI está engajada em diversas iniciativas como entrevistas para a mídia sobre o assunto, compartilhamento de informações nas redes sociais, conversas informais com as pessoas.

Há sofrimentos que podem ser prevenidos. Dores que podem ser evitadas. Violências que podem ser impedidas, cuidadas ou reparadas. Exemplos que podem ser partilhados. Ensinamentos que podem ser difundidos em nome de povos mais saudáveis e mais bem resolvidos em termos emocionais. Portanto, evitar o adoecimento emocional das pessoas é primordial para o bem da humanidade.

Vale chamar a atenção para a importância da construção, fortalecimento e disseminação de uma cultura da Saúde Mental desde a primeira infância, de investir na promoção da Saúde Mental e de combater o adoecimento emocional dos indivíduos.

“Cuidar do que nos faz humanos desde os primeiros anos, porque mentes saudáveis criam um mundo melhor” é o propósito da ABENEPI, o qual devemos perseguir.

Fonte: associados da ABENEPI – Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins.

Assessoria de Imprensa:

Arvore – http://arvore.cc/

Aline Rosa alinea@arvore.cc  – (31) 988923987