Anais Online

USO DE ÓLEO DE CANNABIS RICO EM CANABIDIOL PARA CONTROLE DE EPILEPSIA REFRATÁRIA: ESTUDO OBSERVACIONAL

[abrir arquivo DOC]

Autores:
Ramires da Silva, LC - Leandro Cruz Ramires da Silva - HC / UFMG e Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal (AMA ME)
Mello Neto, PC - Pedro da Costa Mello Neto - HC / UFPE e Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal (AMA ME)
Lopes, RM - Renato Malcher Lopes - Laboratório de Neurobiologia e Comportamento. Instituto de Biologia UnB e Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal (AMA ME)
Teixeira, PF - Paulo Fleury Teixeira - Universidade Aberta do SUS (UNASUS)

Temário:
Trabalhos da ABENEPI/Neuropediatria

Objetivo: Avaliar o uso de óleo cannabico rico em canabidiol (OCE) no controle das crises convulsivas. Metodologia: Pais de 38 epiléticos refratários, segundo critérios da International League Against Epilepsy, associados da Associação Brasileira de Paciente de Cannabis Medicinal (AMA ME), com mediana de idade em 7 anos, foram submetidos à inquérito por telefone. Todos utilizavam OCE, 29 (76,3%) há mais de 90 dias e 22 (57,9%) há mais de 180 dias. Resultados: Trinta e cinco (92,1%) pais relataram alguma redução no número de convulsõese em 25 (78,9%) essa redução foi ≥ 50%. Vinte e seis (68,4%) pais relataram redução expressiva na intensidade das crises e 27 (73,0%) reduziram o uso de drogas antiepiléticas (AED). Sonolência foi relatada por 13 (33,3%) pais, que predominou nos primeiros três meses de uso. Dos 30 pacientes que já haviam sido internados em decorrência ao quadro epilético, 25 (83,3%) não mais se internaram e 16 (53,3%) deixaram de ir a Serviço de Urgência e Emergência. Para os 26 pacientes até 12 anos, os pais relataram uma melhora intensa do desenvolvimento psicomotor em 13 (50,0%) que também foi observada em após 180 dias de uso, 45,0%. Dos 22 pacientes, com mais de 180 dias de uso, a melhora intensa do desenvolvimento psicomotor ocorreu em 45,5%. É preciso considerar a influência de um possível viés de seleção porque a amostra é proveniente de associação de pacientes que utilizam cannabis medicinal. Conclusão: O uso de OCE, em conjunto com AEDs, proporciona melhor controle das convulsões.

 

Voltar para a listagem de Resumos

Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação